Translate

domingo, 25 de julho de 2010

DA SÉRIE "PELADA TAMBÉM É CULTURA"

A GRAMA NOSSA DE CADA DIA.




A grama é um fatores mais importantes para a realização de uma boa pelada. Sem ela é impossível se montar um bom campo de futebol soçaite em qualquer parte do mundo. Atualmente a maioria dos nossos campos tem apelado para a  grama sintética. Que é a alegria dos ortopedistas e dos fisioterapeutas de plantão. 
Segundo o renomado ortopedista Dr. Clovis Munhoz, depois do advento da grama sintética, sua clientela cresceu em mais de 40%. Principalmente para curar torções, de tornozelos e joelhos.
Para bem informar aos dezenove seguidores do nosso blog, apresentamos abaixo a foto e os nomes dos mais famosos tipos de grama existentes na praça.

Ver imagem em tamanho grande

Desde a sua fundação e até alguns anos atrás, a grama sempre usada pelo nosso Clube dos Trinta foi a São Carlos. Atualmente ela só existe no espaço entre o campo e o alambrado, do lado esquerdo do campo, para quem desce a escada de acesso ao campo. A foto abaixo é atual e demonstra o seu viço e a sua resistência:
Desde cerca de uns dez anos a firma que cuida do nosso replantio anual, tem usado um outro tipo de grama, a "Bermudas", que dizem ser a mesma do campo do Maracanã e do Gávea Golf Clube. Com a palavra o nosso "presida" Roberto Azevedo, que é quem providencia e contrata a firma que cuida da renovação anual do nosso campo de jogo.
Na minha modesta opinião, o atual tipo de grama utilizado no palco das nossas peladas não tem sido da maior eficiência quanto a durabilidade e qualidade. Na foto abaixo, tirada no sábado passado, demonstra a precariedade e a fragilidade desse tipo de relvado, como diria o nosso correspondente em Portugal, Alberto Oliveira

E o mais interessante de tudo é que nos primórdios do nosso Clube dos Trinta se jogava aos sábados e domingos. E hoje em dia, só temos jogos uma vez por semana. Aos sábados.
Quem sabe não seria interessante tentarmos no próximo replantio voltarmos para a nossa simpática, fuleira, mas eficiente "São Carlos"?
ATENÇÃO:
Na próxima postagem vamos publicar a resposta que acabamos de receber do nosso presidente ROBERTO AZEVEDO.

INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA
CLUBE DOS TRINTA TAMBÉM TEM CASEIRO "MACARRÃO" E GOLEIRO BRUNO.


Porém ao contrário de seu homônimos, os nossos caseiro "Macarrão" e goleiro Bruno são do bem. Tudo "sangui bão"! 
Aliás acaba de correr a notícia que o goleiro do Fla, atualmente "concentrado" em presídio de segurança máxima, foi alijado do tradicional torneio de "buraco" realizado todos os anos naquela casa de detenção. 
O motivo alegado é que o nosso preclaro Bruno, durante os jogos, costuma esconder... o "morto". (pano rápido!)

NOTÍCIAS D 'ALÉM MAR
Pelo nosso correspondente especial em Portugal, Alberto Oliveira.






A COPA E OS COPOS.
Os alemães têm uns bons brancos, tem cacau e banhos turcos. Os suíços têm bons queijos e uma música morna cabo-verdiana. Os chilenos são os de sempre já conhecidos. Os mexicanos já não entendem muito de vinho, só entendem de tequilla. Os franceses os tem de várias regiões do país mas já não convencem ninguém. Os espanhóis também não. Os portugueses ainda nos deixam escolhê-los, diferentes cada dia para cada refeição e ainda não nos damos por satisfeitos.
Ou seja, o que está a dar são exactamente as mesclas, já que não privilegiam as mono castas, mesmo com muita influência das diferentes regiões de Portugal, sejam continentais sejam das ex-colónias africanas e até do Brasil.
Se falamos dos jogadores já não os temos assim com tanta qualidade por aí além, mas se falamos dos vinhos conseguimos manter as nossas castas junto com outros prazeres de Baco.
Benditos sejam os de 1ª, 2ª e já de 3ª geração que ainda dedicam-se a estudar e a pesquisar novos aromas e sabores para gáudio de todos nós, mortais insatisfeitos. Bem-aventurados estes enólogos que teimam em trazer-nos novas sensações através das suas conquistas e que assim continuem por muito mais tempo.
Os néctares dos deuses serão sempre uma boa companhia, mais não seja para ao menos permitir-nos conhecê-los e repeti-los sempre com um até breve, porque certamente iremos nos encontrar outras vezes, e muito antes de 2014.  Bem hajam.
O signatário
AO
CHUVA CANCELA PELADA DE SÁBADO, 17 DE JULHO.
Devido a grande quantidade de chuva que caiu no Rio no fim de semana de 16 e 17 de julho, o campo do Clube dos Trinta foi interditado, frustrando as turmas do "Trintinha" e "Trintão". Dizem que o motivo da chuva foi o nosso craque Jayminho ter confirmado que o grande craque paraguaio Gamarra, seu amigo íntimo, iria participar da nossa pelada.
Em compensação, no sábado seguinte, rolou um belíssimo torneio, com três equipes e três resultados surpreendentes: todos os jogos terminaram empatados.
SÁBADO, 24 DE JULHO, TEM TORNEIO CHEIO DE EMOÇÃO.

Foram dois empates em 1 x 1 e um 2 x 2, fazendo com que as equipes AZUL e AMARELO terminassem o torneio empatadas em 1º lugar, com 2 pontos ganhos e maior nº de gols a favor: 3 cada. A equipe VERMELHA segurou a lanterna, de maneira invicta, com os mesmos 2 pontos, mas com apenas 2 gols  a favor.
Mais parabéns para o nosso Diretor de Esportes, Ronaldo Carvalho, que, como tem feito usualmente, consegue quase sempre equilibrar com maestria a escalação das equipes.
Um dos vencedores, juntamente com os AMARELOS, por ordem alfabética, os AZUIS, que jogaram e empataram com, de pé, da esq. para a direita:
Pitti (1 gol). Mario Barreira (1 gol, de placa), "Cabeça" e Leandro (1 gol). A cotê, o árbitro de todas as partidas, Carlos Camerini (as costelas estão quase boas).
Agachados: O goleiro Eric, Marcinho e Pedro Landim
Também empatada em 1º lugar, a equipe AMARELA, que jogou com:
O goleiro Bruno (versão familiar), Xandoca (artilheiro da tarde com 3 gols), "Bigode" (que saiu contundido), Flávio Bruno e o árbitro Camerini.
Agachados: Jair (que também jogou pelos VERMELHOS), Leo e Ronaldinho.

Finalmente, os "lanterninhas", porém invictos, VERMELHOS, que jogaram a 1ª partida assim (depois, no 2º jogo, aconteceram várias substituições).
De pé, o onipresente árbitro (que teve muito boa atuação) Carlos Camerini, seu irmão Hugo, Pedro Costa, Jayme Lima, Nelson (1 gol) e Alex.
Meio Agachados, Bruno e Jair (1 gol).
RESULTADOS DAS PARTIDAS:
1. Azul 2 X 2 Amarelo
2. Azul 1 X 1 Vermelho
3. Vermelho 1 x 1 Amarelo

O BOLA CHEIA DA RODADA: Xandoca, com três belos gols marcados.
O BOLA MURCHA DA RODADA: Não teve nenhum.

Por hoje é só. Semana que vem tem mais.
Não se esqueçam de postar seus comentários e divulgar para seus amigos.

4 comentários:

  1. Kkkkkkkk essa do Bruno esconder o morto foi show...

    ResponderExcluir
  2. Boa Pitti , to muito bom esse Blog , a piada do Bruno e do Macarrao ta muito boa.
    Toda semana acompanho aqui de Portugal os resultados , e quem foi o bola Cheia e o bola Murcha. To triste porque o tio Caco ainda nao voltou a dar show ai nos gramados dos trinta , mas ja começou a voltar ( como árbitro ) , mas acho que mais uma ou duas semaninhas ele estará de volta jogando..
    Pitti e todos ai dos Trinta, muitas saudades de todos e to aqui em Lisboa doido pra chegar as ferias pra fazermos mais peladas ai juntos.. abraços a todos com saudades..
    Rodrigo Arroz ...

    ResponderExcluir
  3. Pitti,pelo visto a nossa pelada de fim de ano será um sucesso...imagina..Rodrigo Arroz,Gamarra,Paluo Cesatr Caju,Fabio Luciano,Reinaldo..o plantel de profissionais que já jogarma conosco no Trintão!!!O blog está demais...melhor do que os cadernos de esportes atuais da mmídia carioca!!!Parabés,

    Xandoca

    ResponderExcluir
  4. Pela primeira vez um juiz é elogiado no TRINTA !
    O segredo é simples : bata fraturar duas costelas e fazer cara de " não me toca que dói "
    Pitti,
    vamos conferir os vinhos do Alberto !!

    ResponderExcluir