Translate

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O FUTEBOL NA TELINHA. OU, A NOSSA PELADA É MELHOR DE SE VER.

COISAS QUE MAIS IRRITAM NA TRANSMISSÃO DE UMA PARTIDA DE FUTEBOL.
Na minha opinião, as 5 coisas que mais chateiam quando se está assistindo a uma partida de futebol pela TV, paga ou aberta,  são:


1. O diretor de TV, no meio de um ataque perigoso do nosso time, corta para um close do técnico ou para mostrar a torcida;
2. A ignorância dos narradores e comentaristas quanto às regras do jogo.  Se o árbitro marca um impedimento, apesar dele manter uma das mãos levantadas, eles nunca sabem o que Sua Excelência marcou; 
3. Quando a bola corre pela linha de fundo e, antes dela sair, o diretor faz outro daqueles cortes "criativos", focalizando a torcida ou o técnico, deixando a gente sem saber se a bola saiu ou se foi escanteio ou lateral;
4. Quando, em uma transmissão no exterior (ou fora do Rio) em um lance duvidoso para os locais, a TV não passa o replay da jogada.


O que vc achou? Tem mais alguma coisa que irrita vc nas transmissões de partidas de futebol? Se tiver, mande para nós que a publicaremos.


 A "CRIATIVIDADE" DA CBF (leia-se Ricardo Teixeira)


Já enviei cartas e emails para as "mesas redondas" de esporte das TVs, para os cronistas especializados, etc., mas nunca ninguém conseguiu me explicar ou justificar as esdrúxulas modificações que a CBF comete há anos no regulamento do "Brasileirão".
O campeonato brasileiro de clubes é o único no mundo que possui duas importantes excrescências em seu regulamento. E em situações de suma importância, que podem modificar o resultado de um campeonato.
Senão vejamos:

1) Em todos os campeonatos do mundo (eu disse TODOS!) com 20 equipes, com turno e returno, disputa por pontos corridos, quando duas ou mais equipes empatam na classificação COM O MESMO Nº DE PONTOS, o desempate obedece as seguintes prioridades: 1º) SALDO DE GOLS; 2º) MAIOR Nº DE GOLS A FAVOR; 3º) MAIOR Nº DE VITÓRIAS.
Pois só aqui no nosso "Brasileirão", a prioridade é invertida: 1º) Nº DE VITÓRIAS; 2º) SALDO DE GOLS; 3º) GOLS A FAVOR.
No resto do mundo os critérios 1 e 2 incentivam as equipes a fazerem o maior nº de gols possível. Já no Brasil, se uma equipe tem mais vitórias, a outra nunca poderá suplantá-la na classificação, por mais gols que possa fazer!


2) Em todo o mundo, um jogador só é suspenso quando recebe o 5º cartão amarelo. Já no Brasil isso acontece quando o atleta recebe apenas o 3º cartão! E olha que lá fora há mais critério na distribuição de cartões. Aqui na "terrinha" o árbitro só é bem visto quando distribui cartões a torto e a direito!


Alguém poderia me explicar de onde o nosso ínclito Ricardo Teixeira tirou tanta "criatividade" para ir contra o bom senso dos regulamentos lá de fora?


MÁRCIO LOCAL EM LISBOA. 
A NOITE É UMA CRIANÇA!

Alberto Oliveira, nosso correspondente em Lisboa, está gentilmente ciceroniando nosso pupilo Márcio Local e sua Banda Local S/A em  sua temporada em por terras lusas. Na foto, da esq. p/a direita, Pacato (percussionista), ao fundo, Thiaguinho (baterista), Márcio Local (tomando "todas"!) e o nosso bravo e impecável anfitrião, Alberto Oliveira.

Da esq.p/a direita, Alberto Oliveira, seu filho Beto (cantor e guitarrista de uma banda de rock de grande sucesso na Europa), Dom Oliveira (cavaco e guitarra elétrica), Thiago Silva (drums) e Pacato (percussa), em uma das melhores casas noturnas de Lisboa.

Mais foto da galera. Marcio, ao centro e de boné, com seu bravo "Exército Bracaleone". Com alguns "penetras" das noites Lisboetas, "bien sur"!...
Na próxima quinta, 05 de agosto, Marcio Local estará se apresentando no famoso e badalado "Sudoeste Festival", na cidade de Zambujeira no Mar, que fica a 225 Km de Lisboa. Já no próximo domingo, 07/08, Márcio e sua banda estarão desembarcando no Antonio Carlos Jobim.
Bom show, Márcio, e boa viagem!...


E por falar em Alberto Oliveira, eis a sua tradicional e apreciada 
CRÔNICAS DAS TERRAS D'ALÉM MAR.
[Do nosso correspondente (e agora anfitrião) em Lisboa, Alberto Oliveira]

FUI GOSTEI, VOLTEI E VOU VOLTAR


PAVILHÃO CHINÊS


O Favorito dos Bares de Portugal. Único no mundo.
Entra ano e sai ano e ainda não se consegue vê-lo em todos os seus detalhes. Há que insistir e continuar a tentar. Como bar é imperdível e o prego no pão ao final, escondido em campânulas em prata é para não esquecer para o resto da vida, pois encobrem sabores e calores dos pães de leite sempre quentinhos.
O livro dos cocktails é tão extenso que basta o início da consulta para querer levá-lo para casa o que é a partida proibido.
Colecções de miniaturas de tudo que se possa imaginar presas as paredes, aos tectos, em pequenas prateleiras com portas de vidro, não fossem as instalações de uma drogaria a antiga. Muda-se de sala e lá nos defrontamos com outros quepes, aviõesinhos e tudo o mais pendentes sobre nossas cabeças e ainda afrescos pintados nos tectos com os mais diversos temas desde os bolchevistas até os nossos dias. As montras com portinhas de madeira e vidro, resquícios da actividade comercial de outrora; as casas de banho com a sua decoração a antiga e o bom gosto a condizer com as milhares de amostras que por ali pululam obrigam-nos a voltar par e passo sempre que possível.
O grande balcão já na segunda sala, passagem obrigatória para as outras duas obriga-nos a uma paragem para cumprimentar os camareiros sempre de colete azul e laços coloridos em vez das gravatas tradicionais.
Os sofás junto ao balcão no fundo da última sala são o nosso ponto de apoio a beber umas coisas e a apreciar os adeptos do snooker desfilarem os seus péssimos toques em duas mesas a maneira, a tentar que não se façam notar os efeitos etílicos de noites já um pouco longas.
Fica na Rua de D. Pedro V (o nosso D. Pedro II) logo a seguir ao Miradouro de São Pedro de Alcântara recentemente reformado onde a malta nova junta-se com os copos para apreciar o Rossio e os Restauradores com o Castelo de São Jorge lá ao fundo. Mesmo ao lado da chegada do Funicular, bondinho de Santa Teresa que sobe um plano inclinado de uma só via e encontra-se com outro a descer pela mesma via, fazendo um desvio no meio da viagem sem parar para não haver colisões e retomando a mesma via até aos Restauradores.
Vindo do Chiado e do Bairro Alto subindo em direcção ao Príncipe Real, logo se vêem aquelas duas luzes como archotes debruçados sobre a calçada e fixados nas portas sempre fechadas e pintadas a encarnado em óleo ainda viçoso, com as cortinas em tecido branco bordado a deixarem ver parte do interior. Toque a campainha e espere um pouco se faz favor.
AO










A GRAMA DO NOSSO CAMPO.

Em resposta ao nosso artigo postado no blog anterior, sobre a qualidade do gramado do Clube dos Trinta, recebemos a amável e bem humorada cartinha do nosso “presida” Roberto AZEVEDO.

“Olá Pitti,
Antes de mais nada, agradeço por me confundir com o Roberto Antunes, o nosso Bob Gol, com mais de 1.350 gols só no Trinta. Acho que não passei dos 135 gols !!!
Para dirimir as dúvidas sobre nosso gramado, segue abaixo as explicações do único expert em grama  que conheço e que peço para difundir a todos através do Trintão News.
Abs.
Roberto AZEVEDO
Presidente – Clube dos Trinta”

(Desculpe, presida, falha nossa!
Mas, atualmente, no blog, seu nome já foi devidamente corrigido: volte a acessá-lo para confirmar.
Abs.
Pitti)



----- Original Message -----
To: ROB-IZA
Sent: Wednesday, July 28, 2010 8:07 PM
Subject: Re: mais um expert em grama !!!


“Olá, Roberto,
Vou esclarecer mais uma, ou quantas vezes forem necessárias, as velhas argumentações sobre o gramado do Clube dos Trinta.
1)  A grama ao lado do campo NÃO é ESMERALDA e sim SÃO CARLOS;
2)  A condição do gramado há dez anos atrás era a seguinte:
 - Contaminação de cerca de quatro tipos diferentes = São Carlos/zoysia/Paspalum nativo e Esmeralda que era a variedade mais predominante;
 - Terreno completamente desnivelado, com cerca de 30 cm no seu canto esquerdo;
 - Ausência de sistema de irrigação;
 - Área central completamente sem grama, etc;
3)  A grama adotada neste campo, por minha influencia, foi a grama vulgarmente denominada "Bermuda", da variedade Tifton 419
Esta variedade É a utilizada no Maracanã atualmente. 

Nos campos mais modernos do Brasil e do Mundo esta variedade é a primeira opção em plantio.  Os motivos dessa escolha são os mais práticos possíveis, como melhor recuperação / desenvolvimento no período de inverno na condição local/ boa resposta a manejo como adubação/ etc.
As outras opções de variedades do mercado local tem um uso intensivo para esse esporte.
Gostaria de salientar que os senhores são os donos do campo e para tanto podem fazer uso dessa prerrogativa selecionando a variedade que quiserem adotar.   Apenas posso dizer que essa escolha de voltar ao passado com a falsa impressão de uma variedade de grama que não tem uso constante poderá ter conseqüências danosas.  Gostaria que me fosse apontado um campo no Brasil, ou fora, de real importância que tenha essa grama São Carlos, que esta ao lado do campo.   Outro dado importante que gosto de falar é a pressão de uso de um campo oficial comparado ao Clube dos Trinta.  No campo oficial temos 22 jogadores numa área de aprox. 9000 m², no Clube dos Trinta temos 12 em 1000 m², com essa proporcionalidade teríamos que ter num campo oficial  cerca de 100 jogadores, o que fatalmente causaria também um desgaste acentuado no gramado.
Dentre os trabalhos realizados no campo, como descrito de problemas acima, fizemos nivelamento do terreno, uniformização da variedade de grama, uso de sistema de irrigação, etc.  Acreditamos que pudemos ao longo desses anos contribuir para o lazer dos senhores.  Mas, deixamos claro que, a ultima palavra é e sempre será dos senhores, caso ainda haja necessidade de maiores esclarecimentos, como já fizemos no passado poderemos fazê-lo quando for necessário.
Estando ao  seu dispor;
Fábio
Eng Agronomo
Greenkeeper”


Galera,
Fica assim registrado o argumento do eng°, expert em grama, Fábio Silva, ao qual queremos agradecer pela verdadeira aula que ele nos deu sobre o assunto.
Agora que todos nós já estamos devidamente esclarecidos sobre a matéria, tirem vcs mesmos suas conclusões.
Abs,
Pitti
___________________________________________________________

ÚLTIMA PELADA DE JULHO É SHOW DE GOLS!
Pitti faz gol de "letra" e Xandoca repete dose da semana passada, fazendo mais quatro gols!

Equipe AMARELA goleia AZUIS pelo placar de 
Os AMARELOS jogaram e venceram assim escalados:
No gol, Igor/Eric, Leandro (1 gol), Nelson (saíu machucado e entrou Alcino, que fez 1 gol) e Flávio Bruno. Alex (1 gol), Leo (1 gol) e Xandoca (4 gols).
De pé, da esq. p/a direita: Igor, Carlos Camerini (árbitro oficial), Leo, Flávio Bruno e Nelson Borges.
Agachados: Alex, Leandro, Pau Cesar "Caju" (ilustre visitante) e o grande artilheiro Xandoca.
Os "AZULÕES" na foto, em cima, da esq. p/ a dir: Jair Garcia, Jayme Lima, Pitti  Marcinho  e o goleiro Eric (fechou o gol!).
Agachados: Bigode, Pedro Landim e Paulo Cesar "Caju".
Escalação dos AZUIS:
No gol: Eric/Igor, Jayme Lima, Pedro Landim e Bigode (1 gol).
Márcio (1 gol), Jair/Sérgio (1 gol) e Pitti (1 gol, de "letra"!).
COMENTÁRIO DA PARTIDA.
Foi um 1º tempo equilibrado, que terminou com o placar de 1 x 1. Já na 2ª etapa, com a contusão de Nelson Borges, entrou em seu lugar o craque Alcino, que na verdade, "desequilibrou" e fez com que os AMARELOS dominassem completamente a partida e aplicassem um contundente 8 x 4. Destaques da partida: 
1) Pitti, que jogou na frente e fez um belíssimo gol de "letra" (como aquele que o "Curingão" fez no "Verdão" no domingo passado);
2) Xandoca, que pela 2ª semana consecutiva metendo 4 "ameixas" no balaio adversário;
3) A atuação do goleiro Eric, que, apesar de ter sido escalado "fixo" (meio tempo em cada equipe) fechou o gol por onde passou, com defesas espetaculares;
4) Mais uma vez, brilhante a colaboração do nosso Carlos Camerini. Não só apitando (muito bem) a partida, como também cedendo seu "peiperviu" para que os tricolores presentes ao Trinta assistissem a mais uma grande vitória do imbatível FLURICI! Valeu Tio Caco!
5) A presença do cracaço tri campeão mundial. meu grande amigo Paulo Cesar "Caju"
Vejam a foto dele com as equipes irmanadas:
Para finalizar a postagem dessa semana, eis a relação dos nossos peladeiros que no momento se encontram no "estaleiro":
Roberto Abu - Cícero "Samarone" Mello - Dr. Adilson Camargo (médico do Flu) - André Luiz de Moraes - Rodolfo Landim - Andre Barroso.
Além desses, o nosso futuro sócio Pedro Costa, está convalescendo de uma operação de hérnia inguinal. Seu retorno está previsto para novembro.
Boa recuperação para todos, são os votos do nosso "Trintão News"!
E façam como o Rodrigo Arroz e o Xandoca que publicaram comentários no blog da semana passada!
Seus comentários são o incentivo maior para continuarmos a publicação desse blog.
Até a semana que vem!
Parabéns a todos os pais "peladeiros"!
Pitti, o editor.
PS:- Na verdade a minha modéstia me impediria de falar no meu gol. Mas, a insistência dos amigos me fez mudar de opinião. Afinal, aos 75 anos, fazer um "gol de letra" no goleiraço Eric, realmente, não é para qualquer um!
Em tempo: maravilhoso o passe do Jayminho!... Valeu "mestre"!...

3 comentários:

  1. Vamos organizar uma pelada de final de ano com ilustres profissionais visitantes e amigos do clube dos Trinta!!
    Parabens Pitti!!
    Estou sempre de olho nas noticias do 30!
    Abs., CADU (Assessor Rodrigo Arroz e Fabio Luciano).

    ResponderExcluir
  2. Fala Cadu,
    Imagine que somente hoje "descobri" seu comentário! Perdão, amigo, pela demora em lê-lo! Aproveito p/agradecer seus parabéns e também essa bela iniciativa de se fazer uma pelada no final do ano no seu campo. Depois tem "revanche" (ahhhhhh!) no nosso estádio! Qualquer coisa meus tels são: 8157-2379 e 2527-5214.
    E meu email: armando@pittigliani.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bianca e Rodrigo Arroz3 de setembro de 2010 às 16:27

    Pitti, estamos sempre entrando no Trintão para matar a saudade dos xingamentos que escutamos lá em casa vindos do clube, das bolas perdidas no quintal oriundas dos chutes certeiros dos craques do trinta, da alegria e gargalhadas. Além disso estamos anotando todas as dicas culinárias e turisticas do Alberto !!! O blog está show de bola !!!

    Beijos e abraços do casal, Bianca e Rodrigo Arroz

    ResponderExcluir