Translate

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

UM SÁBADO DE EMPATES IMPACTANTES.




Veja o amigo ou amiga, que acompanha fielmente esse modesto blog de peladas (no sentido mais esportivo da palavra) que - apesar de toda essa tensão no ar com as acusações de espionagem do governo norte-americano  tipo "Big Brother", nos nossos impolutos dirigentes - o ambiente "peladístico" também tem sido surpreendido por seguidas situações inusitadas.

Se no sábado anterior tivemos uma goleada histórica pelo placar de 8 x 1, já nessa rodada foram três as grandes surpresas:

1) Duas peladas com justíssimos empates;

2) Jair Vega e Leandro  "Damião" Chaves em bonito duelo, marcaram três vezes cada um, para suas equipes, com direito a pedido de música no "Fantástico";

3) Leandro Chaves, além disso, literalmente, acaba com a segunda pelada!

Não há como negar, nosso diretor de esportes, Ronaldo Carvalho, depois de um sábado infeliz, quando errou na mão na escolha da sua própria equipe, goleada que foi pelo placar  de 8 x1, dessa feita voltou aos seus dias de pompa e circunstância, ao proporcionar às duas peladas um festival de equipes extremamente equilibradas.
Um sábado, realmente, empatante. Com duas pelejas que terminaram empatadas, mas, felizmente, não em patadas.


 
A presença de praticantes do nosso segundo esporte nacional amador (o 1º vcs já sabem qual é, certo?) tem caído sobremodo nas partidas disputadas pela turma do turno da tarde do Clube dos Trinta.
Enquanto a frequência na parte da manhã está "bombando" (média de 30 sócios por sábado), a do nosso "Trintão", a cada sábado vem sofrendo com a ausência crescente de peladeiros. A nossa média está abaixo de 16 atletas por sábado.
É certo que temos muitos contundidos (o signatário é um exemplo: estou há 60 dias no estaleiro e com previsão de mais dois meses para - tentar - voltar aos gramados.
E o mais grave é que, a cada sábado o nº de contundidos vem crescendo paulatinamente.
Além disso ainda temos o casos de sócios que - por um motivo ou outro - tem procurado jogar na parte da manhã, com o "Trintinha". Mas lá a concorrência é muito grande.
Em suma, a coisa está feia.
Só nos resta fazer aqui um apelo para que se consiga trazer mais candidatos a sócios. Começando por nossos filhos e parentes.
 
E a prova prática de disso tudo, foi o que aconteceu na segunda pelada desse sábado passado...
 
 
 
É isso mesmo que está escrito acima!...
Não houve segundo tempo na segunda pelada devido a  ausência de reservas para entrar no lugar do Leandro (mais uma vez) contundido!
Ou seja, Leandro - literalmente - acabou com a pelada
 
Aliás, eu em postagens anteriores vinha falando dos problemas de contusões causados pelas "dobras" de atletas para completar a segunda pelada. Não creio que, na nossa idade, possamos jogar duas horas seguidas de peladas!...
Para minha surpresa, recebi inúmeras críticas e por isso mesmo, já coloquei "minha viola do saco" e não se fala mais nisso!
 
Não quero ser vidente (só uso minha bola de cristal para ver resultados futuros de jogos de profissionais!), mas temo que, em futuro próximo, tenhamos de - além dos goleiros - contratarmos jogadores de linha para comparecerem todos os sábados. Caso contrário, pelo andar da carruagem, não vamos ter quórum para realizarmos nossas peladas...
 
     (Foto by Themudo)
                                                                      X
 
                                                             (Foto By Themudo)
 
Um belo jogo.
Duas equipes bem escaladas, com muita movimentação e empenho.
Jogadas de alta categoria, culminando com seis gols da melhor qualidade
Uma pelada  que, para "atletas" amadores dessa idade, pode ser considerada tecnicamente bem jogada. Ao contrário do que costumam dizer os comentaristas profissionais que assolam as nossas TVs. 
Sinceramente, quantas vezes vc tem presenciado grandes jogos na TV, com muito empenho e luta por parte das equipes, passes incríveis e gols de alta categoria e - quando entra o "comentarista" - o papo, quase "padrão", é invariavelmente esse:
- "Um jogo movimentado, com muita correria, muitos gols, mas, infelizmente, com pouca técnica!"
O que esses caras entendem por "pouca técnica?"... 
Ora, bolas, padrão FIFA?...
 

ATUAÇÕES.
 
AMARELO:
 
RONALDO - Voltou a jogar muito bem. Coletiva e individualmente.
Nota 8.
 
BIGODE - Marcou o Leandro com eficiência, mas com a "caixa de ferramentas" semiaberta... Ou seja, chegou "junto" uma duas os três vezes. Mas como o árbitro (por acaso, eu!) conhece bem as manhas do mais famoso peladeiro do "Morro do Urubu", rapidamente fechou sua "maleta" e levou o jogo "na banha" até o final. Não teve culpa nos gols de Jayme e Elísio. Nota 8.
 
ENRIQUE- Continua em grande forma. O espanhol está realmente "fazendo chover" na horta das suas equipes. Com precisos e sempre certeiros passes e ótima atuação defensiva, sabe se colocar inteligentemente em campo, fazendo com que sua equipe atue compactamente. Nota 9.
 
MILANO -  Apesar de muita luta e  empenho, não esteve numa tarde muito feliz. Alternou péssimas jogadas com algumas boas. Tem bola pra jogar muito mais do que apresentou. Nota 7,5.
 
GILSON - Adepto do estilo "Walter" do Goiás: um pouco acima do peso, mas com grande futebol, esteve muito bem, com boa atuação defensiva e ligação com o ataque. Bem que tentou o seu gol. Mas, a pontaria não estava no "padrão Walter". Nota 8,5.
 
JAIR VEGA - O velho e bom "matador" volta a encantar a seus inúmeros admiradores. Marcando os dois gols da sua equipe nessa partida, aos 19' do 1º tempo e aos 20' do segundo, ainda fez mais um na partida seguinte. É o artilheiro absoluto da temporada com 42 gols em 28 rodadas. Com o Leandro nos seus calcanhares, com 39 gols. Nota 9.
 
 
VERMELHO
 
JAYME LIMA - Aleluia!... Jayminho marca o seu 1º gol nessa temporada! Era o único dos sócios que não havia marcado nas 28 rodadas de 2013, um gol.
E foi um gol importante. O jogo estava 1 x 1 e ele marcou um belíssimo gol aos 15' da etapa final.  Além disso voltou a jogar bem e acertou a maioria dos passes. na defesa, como sempre, uma ótima colocação e uma boa leitura da partida. Nota 8,5.
 
PEDRO LANDIM - Não deu sorte, pegou o "Jajá de Bauru" em uma grande tarde. Mas, fora esses dois gols, esteve bem. No seu estilo "zagueirão" na "hora jota" não se envergonha de "chutar para onde o nariz aponta, pois impedir o gol é o que conta" (anote aí: essa fui que inventei ! Daqui a pouco, quando essa frase cair na boca da galera vão dizer que foi o "Garotinho" que lançou!...). Nota 8.
 
FLÁVIO BRUNO - Parece que com a minha (momentânea) ausência o nosso preclaro Flávio resolveu jogar bola! Tem produzido eficientes atuações, tanto na defesa (na semana passada "acabou" com o Jair!) quanto no ataque. O segredo é que ele (como eu, modestamente, costumo fazer) tem tentado passar a bola com dois toques. Num mata a "criança" e no outro, passa. Importante: não tem tentado mais driblar (pelo menos na frequência usual!) e com isso seu futebol tem crescido. Nota 8.
 
ELÍSIO - Esse irmão Ferrari esteve bem melhor que o mano Milano. É, na minha opinião (como todo mundo já tá careca de saber), um dos três melhores peladeiros do "Trintão". Porém, nesse jogo cometeu um erro clamoroso, dando um verdadeiro "assist" para o adversário Jair marcar o seu 1º gol aos 19' da etapa inicial. Um falha que chamou a atenção por se tratar de um cracaço como o Elísio. Contudo, três minutos após, em uma sensacional arrancada, limpou de vez a sua barra, marcando o gol de empate. Apesar do erro, foi um dos melhores do seu time. Nota 9.
 
NELSON BORGES - Tá voando baixo. Apesar de uma pequena contusão, tá bem demais na fita. Só não tem dado sorte nas finalizações. Se estivesse com a mira em dia, já estaria com bem mais gols que os 19 marcados até agora. Nota 9.
 
LEANDRO "DAMIÃO" CHAVES - Nesse jogo, apesar de ter se movimentado bem e continuar na bem intencionada política de trocar passes com seus companheiros, não foi feliz nas finalizações.  Contudo jogou para a equipe, lutando muito e infernizando a vida do pobre do Bigode. Nota 7,5.
 
 
 
                                    X
 
E mais uma vez, como diriam os mais antigos, "deu-se a melódia"... Ou seja, foi armada uma segunda pelada com 8 "atletas" dobrando.
 
Até que as equipes - apesar de uma estar com 5 jogadores fazendo seu 2º jogo do dia e a outra, com apenas 3 - estavam bem equilibradas.
De cara a equipe AZUL disparou na frente, com Leandro, que havia passado em branco na 1ª partida, marcando dois gols relâmpagos, aos 4 e aos 9'.
O Verde reagiu e também marcou seus dois gols rapidinho, aos 12' (Pedrão) e 14' (Ronaldo). Leandro ainda viria marcar seu 3º gol e da sua equipe, para o Verde empatar tudo, com o eficiente Jair, em tarde inspirada, aos 25'.
No minuto final dessa etapa inicial, Leandro contundiu-se e - na falta de alguém disposto a entrar em seu lugar - houve por bem se encerrar a partida.
 
Como não sou comentarista de meio jogo, os comentários dessa mini-pelada encerram-se por aqui.
 
ARTILHARIA DO "TRINTÃO"
 
 
NOSSA HOMENAGEM.
 
ANTONIO TEIXEIRA DE MOTTA TELLES, o nosso popular Motta, fundador do Bar do Clube dos Trinta, no dia 30/08/2013, completou 19 anos do sua passagem para "o andar de cima".
Ele e sua mulher Isaura, uma cozinheira nota 10, foram os responsáveis por 33 anos de existência do nosso famoso "Bar do Motta".
Hoje, sob a responsabilidade de uma de sua filhas, Denise, auxiliada por outro filho, o Serginho, o nosso bar continua a sua trajetória de sucesso.
O casal Motta deixou 6 filhos, REGINA, SIBÉRIA, ROSANE (falecida), DENISE, SÉRGIO e MÁRCIA. 
 
Em nome da galera do Clube dos Trinta e em meu nome particular, a nossa sincera homenagem ao nosso inesquecível e folclórico ANTONIO MOTTA e a sua também saudosa D. Isaura.
 
 
COLUNA SOCIAL
 
"JOVEM FLU" RECEBE MEDALHA NELSON RODRIGUES NA BIENAL DO LIVRO.

 
Era um grupo de torcedores do tricolor carioca que se reunia no velho Maraca para assistir aos jogos do seu time.
Era o chamado "Jovem Flu", formado por torcedores como os jornalistas, Carlos Leonam, João Luiz de Albuquerque, Ronaldo Bôscoli, Tarlis Batista, Nelson Motta, atores Hugo Carvana, Evandro Mesquita, os artistas Ivan Lins, Dori Caymmi, Chico Buarque, Gilberto Gil, Elis Regina , o locutor que vos fala e muitos outros.
Pois nessa semana, na Bienal do Livro do Riocentro, onde a Fluminense F.C. mantém um estande para vender suas inúmeras publicações, foi feita uma convocação para premiar com a Medalha Nelson Rodrigues esses veteranos integrantes do Jovem Flu (não confundir com "Young Flu"!).
Nas fotos abaixo eu e Carlos Leonam, bem como minha mulher Vicky.
 
 
 
 
 
ENQUANTO ISSO, ENTRE LONDRES E ABERDEEN...
 
Nosso intrépido CARLOS CAMERINI cuida de seus negócios entre uma dose de uísque "nacional" e um par de ostras...
Seu retorno as nossas peladas está prometido para o sábado 21/09.
Enquanto isso, as canelas dos nossos atacantes do "Trintão", respiram aliviadas...
 
    Os dois Bigs, o Carlão e o Bem...
 
Nada que uma boa dose de um uísque nacional não possa resolver!
 
Umas & ostras... Uma combinação ideal!
 
 
Camisa do tricolor gaúcho desfila nos estádio de Aberdeen (Scotland):
 
 
 
VISITANTE ILUSTRE NO TRINTÃO".
 
Tivemos a honra de receber, sábado passado, a visita do insigne jornalista CARLOS LEONAM.
Depois de muitos anos afastado do nosso convívio, retornou para matar saudades de seus amigos. Principalmente do "Trintinha" e de alguns antigos (e poucos) companheiros do "Trintão".
O nosso sócio mais antigo, Jecy Sarmento, fez as honras da casa.
Volte sempre, amigo tricolor Leonam!
 
               (Foto by Themudo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário