Translate

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A PELADA COM A MAIOR PLATÉIA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Toda semana estaremos publicando fotos (ou photos) antigas de times de pelada do locutor que vos fala, acontecidos por esse mundo a fora. Para inaugurar esta seção apresentamos foto de uma pelada que já se tornou uma lenda no cenário mundial. Trata-se da preliminar do Maracanã do jogo Flu 1 x 0 América (gol de Rivelino de falta), que deu ao Fluminense o campeonato carioca de 1975. Os artistas do Flu, comandados por Pitti, contra o resto dos times do Rio, que usaram a camisa do Ameriquinha, foi um belo aperitivo para o jogo principal. 
No Flu jogaram CHICO BUARQUE, IVAN LINS,NONATO BUZAR, MAESTRO GAYA, FLÁVINHO CAVALCANTE JR., LUIZ MENDES JR., MPB-4 (completo), SYLVIO CESAR, PAULINHO TAPAJÓS, PEDRINHO DA LUZ (Fevers) e o produtor MAZZOLA . Com SERGIO CHAPELIN no gol. E que ainda teve e participação especial do rubro-negro JORGE BEN (hoje Ben Jor) que, diga-se de passagem, fez dois gols de placa. Vejam, na foto, Pitti matando no peito, acossado pelo ator João Carlos Barroso, tendo mais a esquerda, o saudoso maestro Gaya, tricolor roxo.
Foi a pelada com maior platéia já vista em todo o mundo: 96.847 pagantes!
Realizada no dia 27 de abril de 1975.
Um detalhe especial: Chico Buarque, ao adentrar o gramado, com o estádio inteiro gritando seu nome, me confidenciou: "Pitti, vc me proporcionou a maior emoção da minha vida! Entrar em campo com a camisa do meu Fluzão e receber essa homenagem da galera... Acho que nunca mais vou ter sensação igual!". Como registro, Chico fez dois belos gols.
Sérgio Chapelin, goleiro do Flu, se atira aos pés de João Carlos Barroso, ator da TV Globo. Maestro Gaya, nº 13, só observa.
Paulinho da Viola (nº 5) entrega o Troféu Francisco Horta (grande incentivador dessas promoções) ao goleiro Jadilson, capitão do América. Pitti tenta tirar uma casquinha da foto. Ao fundo, o Maraca lotado. Em tempo, essa preliminar acabou 12 x 4 para o America... mas no jogo principal, o show foi do Fluzão: 1 x 0!
Destaque para as fotos de autoria do então fotógrafo de O Globo, o craque RODOLPHO MACHADO. 

Um comentário:

  1. É emoção demais, pro meu coração: Fluzão, Chico Buarque e Sérgio Chapelin. Meus 3 amores!

    bjao da Ira de Vila Isabel, Maracanã e adjacências......

    ResponderExcluir