Translate

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CHUVA TRANSFERE PELADA DE SÁBADO PARA O DIA SEGUINTE.

Foto tirada no sábado passado, 06 de novembro, no Clube dos Trinta.
Da esq. para a direita: amigo-pé frio do Pedrão (de Sampa); Pedrão Landim; o incógnito reporter, dublê de artilheiro, da ESPN Brasil; ao seu lado Bigode; o retorno de Claudinho Periquito (também "cold foot"?) e o artilheiro das multidões, Jair Garcia.
Galera agoniada "sofre"  até as 16hs. Mas São Pedro não dá trégua e pelada e postergada (linda palavra, né?) para o dia seguinte...

...e no dia seguinte, domingo, 07 de novembro......
... um campo sequinho em um dia com muito Sol!


Ao lado, Leandro, com  seu celular, e Ronaldo, dando um look na TV,  esperam pela chegada dos retardatários. 


Após longa espera, acabamos ficando com o "bolo" dado pelo nosso querido "Cabeça", que - apesar de confirmar - não deu as caras no clube.
Dest'arte, os times acabaram formando com apenas 5 jogadores de linha. E como eram 11 peladeiros presentes, um ficou de fora e - que jeito - foi apitar a partida. Advinha quem ficou de fora? Claro que fui eu. Mas isso é papo para mais embaixo.


NO DOMINGO ESPECIAL, EQUIPE AMARELA É QUE VÊ TUDO AZUL!
A equipe AMARELA jogou e venceu assim formada:

De pé: Pitti (que só jogou os 10' finais do segundo tempo, entrando no lugar de Flávio Porto, que, por sua vez, trocou de time para substituir o craque Roberto "Ricota" (autor de 3 gols), que saiu contundido; o goleiro Dida, Jayme "Bom de bola" Lima (1 gol) e Flávio Porto (filho do saudoso Mauricinho Porto, sócio-fundador do Clube dos Trinta). Na fila de baixo: Ronaldinho (2 gols), que fez uma pré-temporada na Península Ibérica, Alex (1 gol) e Jair (3 gols)


Já os AZUIS jogaram com:

 De pé: o goleiro Fábio, Flávio "voz de trovão" Bruno, Márcio "Conca" (2 gols) e Leandro "impassável" Chaves. Agachados: Roberto "Ricota" Young 
(3 belos gols!) e Carlão "Xerifão" Camerini.


TROFÉU LEXOTAN. Uma boa idéia.
OU, NO DIA QUE MEU GRANDE AMIGO CARLÃO, SURTOU.


Nesse domingo lindo, de Sol de verão, após uma bela e disputada pelada, um acontecimento inusitado encerrou de maneira memorável uma manhã/tarde quase perfeita no nosso Clube dos Trinta.
Tudo em razão d'eu não ter aceitado entrar no 2° tempo e continuar atuando no apito.
Senão, vejamos. Quando ficou comprovado que o "Cabeça" (apesar de ter confirmado sua vinda) não chegaria, vendo que iria sobrar um jogador, por estar um Sol muito forte e para um melhor equilíbrio da pelada e na ausência do grande árbitro Xandoca, resolvi, eu, Pitti, apitar a partida.
No 2º tempo, quando instado a jogar, cheguei a conclusão que com aquele Sol de meio dia eu não iria me dar muito bem. Além do que o jogo estava equilibrado e, para felicidade geral da nação, disse ao povo que... continuaria no apito.
Contudo, faltando uns 10' para o fim da partida, o Dr. craque, Roberto "Ricota", por sinal, o grande destaque da equipe AZUL, marcando 3 gols,  voltou a sentir a contusão que o tinha retirado por um bom tempo das nossas peladas. Nesse caso, como não tinha mais ninguém de fora que pudesse substituí-lo e para não encerrar a pelada antes da hora, fui obrigado a entrar em campo. Porém, não seria justo eu entrar no time AZUL no lugar do seu melhor jogador. Assim sendo Ronaldo, para equilibrar as escalações, na qualidade de Diretor de Esportes, decidiu que o Flávio Porto deveria trocar o AMARELO pelo AZUL e eu, logicamente, entrar, em seu lugar nos "Yellows".
Até aí tudo bem.
Mas (sempre tem um "mas", certo?) o nosso querido e intrépido craque gaúcho, beque central dos AZUIS, o insigne e insopitável Capitão Carlão Camerini, "Xerife" de estrela no peito, de repente, não mais que de repente, entrou visivelmente em trabalho de "parto", ou seja, mal acabou o jogo partiu célere, mas não sem antes deixar seu vigoroso protesto contra a minha "infame" (?) (palavras dele) atitude de não aceitar entrar em campo no 2º tempo e, só o fazê-lo mais, tarde, quando o jogo já estava acabando.
Estarrecido fiquei e permaneci por um bom tempo tentando entender qual o motivo de tanta ojeriza a minha racional e colaborativa decisão.  
Pensei com meus botões: seria o cartão azul que eu lhe dei (corretamente) durante o jogo (2' fora da partida)? Ou será que foi a minha "brilhante" atuação nos 10 minutos finais, quando nosso time deslanchou para a vitória?
Porém, pensando bem, no fundo, no fundo, acho que foram os elogios que fiz ao nosso Diretor de Esportes, Ronaldinho, na postagem da semana passada. Onde cometi elogios a sua  firme e serena atuação na escalação das equipes e na condução dos jogos. Culminando com minha óbvia e real emoção pela sua gentilíssima doação de uma câmera fotográfica para a redação do nosso "Trintão News"
Na verdade, nosso bravo gauchão deveria é estar sofrendo de "ciumes amicalenses". Ou seja, "ciúme dos amigos"
De qualquer forma, há males que vem para bem. Graças a essa intempestiva atitude do nosso querido Carlão, já vislumbrei um novo tipo de troféu a ser distribuído no final da temporada.
O Troféu Lexotan, para o mais nervoso e "atacado" peladeiro do ano. Com direito a dez caixas daquele medicamento, devidamente receitados pelo Dr. Mario Barreira Campos.
Carlinhos, Leandro, Alex e outros menos votados, pode sem considerados desde já, "pules de 10".
O Signatário. A.P.
____________________________________________

CRÔNICA D’ALÉM MAR
(Do nosso correspondente em Lisboa, Alberto Oliveira)

DICAS GASTRONÔMICAS
FUI, GOSTEI, VOLTEI E VOU VOLTAR.

A ESTAÇÃO,
de Luis Felipe Poeiras, ou melhor D. Carlos I no seu melhor.

O dono poderia ser um sósia do Rei. Gordo, barba e bigodes brancos e fartos com as extremidades as voltas para cima como todo o bom monárquico. Até hoje são assim os seguidores deste modo de governar.
Foi tudo por acaso. Não estava a espera que fosse ali almoçar algum dia. “Onde vai ser o almoço?”– perguntei. E disseram-me: “Mesmo ali em frente do outro lado da estação”. Lá foram eles ao trabalho ao longo da linha, todos homens e uma só mulher, mesmo assim com responsabilidades, porque a última mulher que andou na linha o comboio pegou.
Embarcaram na drezine e preferi eu mesmo cuidar do repasto. Nada mais simples, atravessei a via e era mesmo logo ali do outro lado. Os fundos do restaurante e estava fechado é claro. Havia que dar a volta ao prédio e agora sim lá estava o nosso interlocutor bem disposto e afável.
Definimos os aperitivos, o peixe e a carne e fiquei a espera que a malta retornasse. Já se fazia tarde e éramos para aí uns quinze esfomeados lá quase pelas 3 da tarde.
De entrada as farinheiras, cacholas (enchidos com carne branca típicos da zona), chouriços, enfim os possíveis lá da terra, pão alentejano bem fresco as fatias bem fininhas, azeitonas e já está. Seguem-se os carapauzinhos fritos com arroz de tomate malandrinho bem húmido e por último as entremeadas e as bifanas de porco preto, não estivéssemos na zona deles, bem grelhados com batatas finas também da terra (sem congelamentos ou coisa parecida) e salada de alface e tomate também locais, sem agro - tóxicos.
O maduro tinto da aldeia vizinha de URRA. Hip! Hip! e estamos conversados.
Fruta da época e doces alentejanos a base de ovos e açúcar (encharcadas, sericaias, etc). Café para todos, uns cheios, outros cariocas, outros curtos, mas fiquei pelo chá de Lúcia Lima (verbena) com folhas daquela árvore bem a entrada. Digestivos nem pensar porque já passava das 5 e ainda havia que conduzir até Lisboa.

Rua da Estação,
Inglesinhas
Urra
Portalegre – Gare
Telefone: 245906114
A.O.
____________________________________________________



BAÚ DO PITTI
(Fotos de priscas eras de peladas ou de artistas)








Parte de uma bela e histórica reportagem feita pelo nosso
saudoso Jornal do Brasil. Pena que a última página tenha se extraviado.
Mas as fotos e o texto inicial são extremamente úteis para aqueles que
gostam de peladas e querem saber a origem do termo "Pelada Soçaite".
Na foto abaixo, Luiz Carlos Barreto, Maneco Muller, Armando Nogueira e Miele, veteranos do futebol soçaite que testemunharam a invenção do esporte. Foto tirada no campo da Rua Iposeira, em São Conrado.


UM PRESENTE MUITO ESPECIAL PARA VOCÊ, QUE GOSTA DE JAZZ.

ANIVERSÁRIO DE DAVE BRUBECK, EM GRANDE ESTILO.

Meus amigos, esse vídeo vale ouro em pó. Vamos combinar, homenagem como essa, só americano sabe fazer com tanta maestria. É emocionante ver o velho Dave Brubeck um ícone do jazz, talvez o mais marcante de todos, velhinho, assistindo a nata do jazz atual, com seus filhos, tocando seus maiores sucessos e sendo aplaudido por uma platéia de cachê bilionário, incluindo Obama e a primeira-dama! São 6 minutos e pouco de um showzaço emocionante!!!
Isso acontece só mesmo em um país que prestigia seus heróis, seus mitos e seus gênios. Um país que sabe valorizar, como poucos, a sua C-U-L-T-U-R-A!
Já no nosso querido Brasil, onde temos o privilégio de termos criado a MPB e a bossa nova, sinônimos de alta qualidade, cultuados em todo o planeta...
Quem se preocupa em fazer homenagens como essa?
Em compensação, temos um governo que – além de não ter um programa de incentivo a divulgação de nossa música, nem aqui, e nem no exterior - não paga nem os direitos autorais de seus artistas, em suas rádios e TVs oficiais, ao ECAD(*)!
 (*) O ECAD, é um escritório de arrecadação particular, criado e gerido pelas associações de nossos autores e intérpretes, sem fins lucrativos.

Para ver e ouvir esse incrível vídeo, clique em:

Abs, Pitti.
PS:- (“Cultura, isso vc nunca vai ver por aqui!...” plim, plim!)

Um comentário:

  1. CHIIIIII !!!!
    Imaginem o que o Pitti vai colocar no blog depois de ficar de fora da pelada de hoje 13/11 por ter chegado atrasado !!
    Tô ferrado .
    Pitti , vê se pára com estes pitis!
    Carlos

    ResponderExcluir