Translate

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O que rolou no sábado 30 de março de 2013 nas peladas do "Trintão"


O sábado que passou, espremido entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dava toda a pinta de frequência reduzida para a nossa tradicional reunião de mestres-peladeiros da tradicional confraria do grupo do Trintão, realizada no Templo Maior da peladagem carioca. O nosso cinquentão  Clube dos Trinta.
Pois para espanto geral, tivemos a presença da "conta-do-chá" para a realização de um mini torneio com três equipes: 18 atletas.
Distribuídos, sem muita inspiração e critério, pelos times, em meio a muita discussão e bate boca, em uma tentativa válida, porém não muito feliz, do nosso Carlos Camerini (assessorado por mestre Jayme Lima, que lesionado, colaborou também no apito).
O resultado é que - apesar dos avisos e sugestões de muita gente - insistiram, por exemplo, em colocar dois centro-avantes em um mesmo time, ficando outro, sem nenhum!
Pior foi colocarem os irmãos Ferrari (Elísio e Milano), dois dos melhores peladeiros do clube, em uma mesma equipe que, logicamente, acabou vencendo o torneio.

Existe regras básicas de escalação que poucas vezes são seguidas, como:

1. Em torneios com três equipes, colocar em cada uma, os centro-avantes presentes. Por ex: Jair, Samarone e Pitti;

2. Dividir pelos três times: Pitti, Samarone e Flávio Bruno. Nunca dois deles juntos;

3. Colocar, um de cada trio em cada equipe, Elísio, Milano e Ricota. Depois, Paulo Rosa, Xandoca e Ronaldo. Mais Jayme Lima, Enrique e Abu. E os becões Bigode, Carlos e Nelson Borges. Esses são os sócios com frequência mais fiel. Outros sócios, com menos aparições, devem ser escalados tendo sempre em vista a soma de idades, para o fundamental equilíbrio das equipes;

4. Leandro Chaves é um caso a parte. Pode jogar de lateral e ponta-de-lança e é um artilheiro nato. Nesse caso ele deve ser colocado, com muito cuidado, na equipe visivelmente mais fraca.

5. Outros sócios aqui não citados devem ser escalados por suas posições definidas, pois também são muito importantes para a escalação de equipes bem balanceadas.



Aí está a minha equipe. Empatou em 4 x 4 com o Campeão e perdeu de 2 x 0 para o Vice. Como eu disse acima, jogamos com dois centro avantes. Eu e Jair. Enquanto a equipe Verde jogou sem nenhum.
Até que chegamos a fazer bonito quando, no jogo contra os Campeões Amarelos, revertemos um placar de 0 x 3, com 5' de jogo, e chegamos ao empate.
Porém, na 2ª partida, contra os Verdes, fomos irremediavelmente superados.
Atuações:

XANDOCA. Embora ainda contundido, não resistiu e retornou antes do tempo. Enquanto teve pernas, no 1º jogo, fez 2 gols e lutou muito.
Já na partida final, a longa inatividade cobrou seu preço.

RICOTA. Esteve numa tarde irreconhecível: não fez nenhum gol.

CARLÃO. Também não esteve bem. Contra os Verdes colocou atabalhoadamente duas vezes a mão na bola em dois lances idênticos, levando dois cartões amarelos que o colocaram fora do jogo por 2 minutos. O que em pelada (torneio com 2 tempos de 15') é muita vantagem para o adversário.

PAULO ROSA. Foi o melhor do nosso time. Embora também não tenha acertado nem uma vez o seu poderoso "canhão" de esquerda.

JAIR. Embora fora da sua verdadeira posição que a ponta de lança, mesmo assim lutou muito. Fez um gol e faria o 2º se eu não tivesse colocado a barriga na frente, desviando seu chute, antes da bola entrar.

PITTI. Até que no 1º jogo recebi inúmeras bolas e consegui dar bons passes e  fiz um gol a "La Renato Gaúcho". Também quase fiz um gol de cobertura no goleiro Miojo. Dei uma cavadinha, mas a bola, caprichosamente, bateu no travessão.
Já no jogo contra os Verdes, só no 1º tempo recebi alguma bolas, mas meus colegas não estavam com a pontaria em dia e desperdiçaram muitas chances.
Como diz o velho ditado futebolístico: "quem não faz, leva". E foi o que acabou acontecendo. Eles fizeram 2 e nós...nenhum!
Na etapa final, acreditem: nem toquei na bola!... Não me deram nenhum passe!
Desse jeito ficou impossível sair do zero!


Uma boa equipe que poderia até ter sido a campeã. Não fosse a força dos irmãos Ferrari na equipe vencedora.

JORGE. Convidado do Bigode, um beque central de muita categoria e que sabe sair jogando.
EVANDRO. Outro convidado especial (do Alcino), que também mostrou ser daqueles peladeiros profissionais. Jogou muito bem.

ENRIQUE. Nosso "fuoriserie" espanhol, com o sempre, esbanjou categoria. Um peladeiro com muito talento. Ta lento na defesa e ta lento na distribuição de passes.

ABU. O príncipe, como sempre, esbanjando muita categoria. Jogou bem na defesa e foi ao ataque sempre com muita inteligência. Fez um belo gol.

DELFIM. "El gran craque Urcanês" (da Urca), teve uma boa atuação e marcou um tento de grande categoria.

ALCINO. É craque de bola. Sabe tudo e mais alguma coisa. E está em grande forma física. Jogou muito e levou seu time a vice-liderança do torneio. Seu gol foi a prova do seu grande talento para jogar bola


Mal começou o jogo contra os Azuis e Leandro já havia marcado três gols!
Em apenas 5 minutos a equipe Amarela mostrou que não estava para brincadeiras.
Também, com os Irmãos Ferrari, Elísio e Milano, no mesmo time, não há registro de nenhuma equipe que tenha jogado com eles juntos e tenha perdido.

LEANDRO. Embora tenha jogado na lateral direita, retornando após alguns sábados ausente, foi a grande sensação da tarde.
Mal foi dado o ponta pé inicial do jogo e no primeiro ataque dos Amarelos, Leandro marcou o seu 1º gol. Em seguida, o 2º e logo depois, o 3º.
Quando o time Azul viu, em 5', já estava 3 x 0 no placar. Contra.
No segundo jogo, o artilheiro dos pampas marcou mais um.
Que tarde, hein?

MILANO. Como corre o cara! E ainda por cima joga bola. Fez um gol e foi um dos melhores do seu time.

BIGODE. O velho "Biga" está demais! Todo sábado ele está na equipe vencedora. Acho que ele fez uma pré temporada lá no Morro do Urubu.

FLÁVIO BRUNO. Apesar de discutir muito com seus companheiros também jogou bem.

ELÍSIO. Sem dúvida o melhor jogador em atividade no Trintão. Corre, luta, dribla, dá bons passes e chuta muito forte. Apesar de já ter feito muitos gols nesse ano, nesse torneio passou em branco. Está sempre na equipe vencedora.

CÍCERO "SAMARONE" MELLO. Aquele sangue frio e aquela categoria para fazer belos gols. O homem tem faro de gol. Nesse torneio fez mais dois gols.
(Pena que o Roberto Dinamite não leia esse blog...)

RESUMO DO TORNEIO E ARTILHEIROS



PAPO PÓS PELADA NO BAR DA DENISE




CARTA DOS NOSSOS LEITORES
(Espaço aberto para quem quiser mandar
seus comentários, críticas, sugestões ou elogios)

Inauguramos esse espaço com uma missiva do nosso grande amigo e ex-peladeiro, agora residindo em um gelado estado do EUA, Pedro Szilar, o nosso "Tarta" querido




                                                      








“Caro Pitti:                                                       30 de março de 2013

 

            Fiquei surpreso com a falta de identificação daqueles 6 peladeiros do Pioneer.  Afinal de contas, todos nós jogamos lá pelo menos uma vez.  Confesso que só identifiquei o Rivinha.  Lembro do Átila, grande jogador, mas que sumiu das peladas

            O Baú do Pitti deve estar cheio de memórias desse tipo.  Naquele tempo não havia “A pelada como ela é” e ninguém fazia um blog como o teu.  Tenho pouquíssimas fotos das peladas do Santo Inácio e do Caiçaras, pois ninguém levava uma cara máquina fotográfica para o jogo.  Mas já existiam as peladas de Correias, do Santo Inácio, do Caiçaras, do Piraquê, do Paulo Tovar, do Caxinguelê, do Chico Buarque e do Clube dos 30.  De outras, nem lembro.

            Fiquei pensando cá comigo quais foram os maiores peladeiros do nosso tempo.  Sem classificar pela qualidade, mas pela frequência, lealdade ao grupo, coisas assim.  Apenas como colaboração para o Blog do Pitti, acho que você poderia criar uma memória dos antigos peladeiros, um currículo dele no nosso universo das peladas.  Um por semana, não mais.

            Alguns são falecidos, outros ainda andam por ai.  De todos os “fominhas” que conheci, dois logo vieram à minha cabeça: o Jecy Sarmento e o Duca Landim.  Os dois inventavam peladas, caso elas não existissem.  São muitos, mas como estes dois, nunca vi.  Em outra ocasião, consultando as “autoridades” no assunto, podemos chegar a uma lista de consenso.

            Pitti, foi apenas uma ideia que brotou.  Seu blog está muito bom, principalmente para os peladeiros da nossa geração.  Conte com a minha colaboração sempre que precisar. E, se não mandei fotos da neve, é porque não achei nada que prestasse e valesse a pena ser publicada.  Acho melhor tentar encher o baú.

 

            Um grande abraço do Pedro Szilard, o Tarta”.
 
 

É isso aí, cambada! Por hoje é só e semana que vem tem mais.
PS:- Peço desculpas por só ter postado hoje o blog, mas estive adoentado e só agora estou melhor.
Ciao!
Pitti

2 comentários:

  1. PITTI

    O BLOG ESTÁ CADA VÊZ MELHOR,PARABÉNS!!!

    HOJE ENCONTREI COM UM AMIGO QUE TAMBÉM É SEU AMIGO E TE MANDOU UM GRANDE ABRAÇO;O TORCEDOR DO AMÉRICA E GRANDE ATOR REINALDO GONZAGA.

    ABS.

    SAMARONE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigão!
      O Reinaldo é precioso amigo de longa data. Um artista que dispensa apresentações e um "cantautore" amador de grande talento.
      Parabéns a vc, não só pelo amigo comum, quanto por suas últimas apresentações nas peladas do Trintão.
      É o nosso craque do microfone e da pelota!
      Salve Cícero Mello!
      Abs. Pitti

      Excluir